sábado, 29 de setembro de 2012

POVOS BÁRBAROS E IMPÉRIO CAROLÍNGIO

INVASÕES BÁRBARAS

Os povos germânicos contribuíram muito para o fim do império Romano do Ocidente. entre estes povos estavam: Francos,Lombardos,Visigodos,Ostrogodos, Anglos, Saxões,Vândalos,Suevos e Burgúndios.

Estes povos eram chamados bárbaros, porque tinham costumes sociais, políticos e econômicos diferentes dos de Roma. Além de usarem  idiomas diferentes do grego e do romano.

Os germânicos entraram no território por duas formas:

» migrações: eram incentivados pelos romanos que visavam os jovens germânicos para reforço no exército no controle das fronteiras.

» Invasões: feitas de maneira violenta, com intenção de expulsar os romanos e tomar suas terras.

As migrações foram durante os séculos III – IV. As invasões já foram mais adiante , a partir do século V.

Um dos fatores que impulsionaram as invasões germânicas foi  a chegada dos hunos (eram os mais temidos de todos os povos bárbaros).à Europa. Estes vindo da Ásia , começaram a invadir vários territórios germânicos, obrigando-os a entrar no domínio Romano.
Os Hunos eram um povo de raça amarela originários do centro asiático.
São considerados os principais responsáveis pela Queda de Roma, pois empurrou para dentro de Roma as tribos germânicas que quebraram a unidade política do Império.
 Os hunos viviam como nômades que se dedicavam a atividade pastoril.
 
A maioria dos reinos bárbaros tiveram vida curta. Somente os Francos conseguiram se organizar, estruturar e expandir seus domínios.


ARAÚJO, Adriene Pereira de, Disponível em: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia012.asp
acesso:01/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário