sábado, 29 de setembro de 2012

invasão Barbara e sua relação com a idade media



Invasões bárbaras, processo que encerra a Idade Antiga.

A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim. Foi com a introdução das tradições dos bárbaros, também chamados germânicos, que o mundo feudal ganhou suas primeiras feições.

Habitando as regiões fronteiriças ao Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos. Esses primeiros bárbaros, incorporados ao mundo romano, ficaram conhecidos como federados. 

Somente nos séculos IV e V que esse processo de invasão ganhou feições mais conflituosas. Com a pressão exercida pelos tártaro-mongóis (hunos), os povos bárbaros começaram a intensificar o processo de invasão do Império Romano. Entre os principais povos responsáveis pela fragmentação do Império podemos destacar os visigodos, ostrogodos, anglo-saxões, francos, suevos e turíngios. Com a invasão dos hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Rômulo Augusto, que já tinha descendência germânica. 

O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica. Dessa maneira, a Idade Média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.
Autor desconhecido, acesso:01/09/2012, 11:02 Horas 

POVOS BÁRBAROS E IMPÉRIO CAROLÍNGIO

INVASÕES BÁRBARAS

Os povos germânicos contribuíram muito para o fim do império Romano do Ocidente. entre estes povos estavam: Francos,Lombardos,Visigodos,Ostrogodos, Anglos, Saxões,Vândalos,Suevos e Burgúndios.

Estes povos eram chamados bárbaros, porque tinham costumes sociais, políticos e econômicos diferentes dos de Roma. Além de usarem  idiomas diferentes do grego e do romano.

Os germânicos entraram no território por duas formas:

» migrações: eram incentivados pelos romanos que visavam os jovens germânicos para reforço no exército no controle das fronteiras.

» Invasões: feitas de maneira violenta, com intenção de expulsar os romanos e tomar suas terras.

As migrações foram durante os séculos III – IV. As invasões já foram mais adiante , a partir do século V.

Um dos fatores que impulsionaram as invasões germânicas foi  a chegada dos hunos (eram os mais temidos de todos os povos bárbaros).à Europa. Estes vindo da Ásia , começaram a invadir vários territórios germânicos, obrigando-os a entrar no domínio Romano.
Os Hunos eram um povo de raça amarela originários do centro asiático.
São considerados os principais responsáveis pela Queda de Roma, pois empurrou para dentro de Roma as tribos germânicas que quebraram a unidade política do Império.
 Os hunos viviam como nômades que se dedicavam a atividade pastoril.
 
A maioria dos reinos bárbaros tiveram vida curta. Somente os Francos conseguiram se organizar, estruturar e expandir seus domínios.


ARAÚJO, Adriene Pereira de, Disponível em: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia012.asp
acesso:01/10/2012

Principais Povos Bárbaros


Alanos: originários do nordeste do Cáucaso. Entraram no Império Romano entre os séculos IV e V. Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
Saxões: originários do norte da atual Alemanha e leste da Holanda. Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
- Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco 
- Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica
- Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra
- Burgúndios: estabeleceram-se na sudoeste da França
- Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica 
- Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica
- Vândalos: estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica
- Ostrogodos: invadiram a região da atual Itália

Quem era os povos barbaros


Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.
Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.

Invasões Bárbaras


A Península Ibérica passou por períodos de migrações, e por esse motivo acabou rompendo a política e a administração do país. No ano de 411 esses povos (Alanos, Vândalos e Suevos) que foram expulsos de suas terras pelos Unos, acabaram mudando-se para a Lusitânia, depois se instalaram em vários outros lugares como a Europa e depois a Inglaterra. Formaram-se então uma união entre os grupos bárbaros e os Suevos, mesmo sendo poucas pessoas, constituíram um reinado que atingiu o Sul, do o rio chamado Doura.
Depois disso ocorreu a Queda do Império Romano, fazendo com que acarretasse o abatimento da economia, os mais ricos ficaram um pouco mais pobres e os camponeses ficaram em uma situação precária, até aquelas pessoas que eram livres acabaram sendo sujeitadas a entrar num regime de escravidão, tendo assim, mais de mão-de-obra escrava, que era a principal fonte de sustento dos romanos.
O Estado já não estava mais no poder, mas a organização eclesiástica, ou seja, os cristãos, com isso tudo acabou sendo divido em paróquias, depois de muitos séculos a população dos Suevos e os Visigodos acabaram se adaptando a esse novo padrão.